Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2020/21 Santander DATAGRO: Especialistas destacam potencial da bioeletricidade

UniversoAgro - Energia Elétrica

Geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como, por exemplo, a cana-de-açúcar, ainda está represada

Especialistas reunidos na “Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2020/21 Santander DATAGRO”, que acontece nesta quarta-feira (11), em Ribeirão Preto (SP), destacaram, em painel exclusivo, o potencial energético, com características limpas e renováveis, da bioeletricidade, especialmente a proveniente da biomassa de cana-de-açúcar.

Segundo o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, a composição da matriz energética nacional é de 46% de energia renovável, o que posiciona o Brasil como líder mundial neste quesito. “Em 2029, devemos atingir o percentual de 48% enquanto que a média global deve ficar em torno de 18%.” Neste cenário, Duarte ressaltou, ainda, que o carro flex a etanol é o que menos impacta o meio ambiente mesmo quando comparado aos modelos elétricos.

De acordo com o diretor industrial da Usina São Francisco, Jairo Menesis Balbo, a bioeletricidade tem potencial para reduzir em 15% a necessidade de geração de energia a partir dos reservatórios da região Sudeste no período de seca.

Já o sócio-diretor da Newcom Energia, Daniel Marrocos, pontuou que o atributo de a bioeletricidade ser uma energia de fonte renovável precisa ser valorizado pelo mercado contratante. Ademais, o gerente da Unica, Zilmar Souza, salientou que o RenovaBio tem que estar concatenado com o mercado de energia elétrica.