(11) 3815-4887

Origens e Objetivos

A oportunidade e a necessidade de uma ação convergente dos agentes da cadeia da cogeração no Estado de São Paulo e no país, que tem demonstrado interesse no desenvolvimento da cogeração, principalmente, a partir do incremento do uso da biomassa da cana-de-açúcar e do gás natural, motivaram a constituição da COGEN - Associação da Indústria de Cogeração de Energia, com base na bem sucedida experiência da Cogen Europe (www.cogen.org), entidade que realiza um importante trabalho de promoção da cogeração em toda a Comunidade Européia.

A COGEN foi estruturada com a certeza de que a sua ação poderá trazer resultados positivos e, no curto espaço de tempo, não só na eliminação das “barreiras” ainda existentes para tornar viáveis os projetos de cogeração, como demonstrar a capacidade e pioneirismo do governo e do empresariado no desenvolvimento e implementação de um modelo de diversificação da Matriz Energética caracterizada pela busca de soluções mais eficientes, limpas e de menor custo.

A cogeração de energia no país a partir das disponibilidades de biomassa da cana-de-açúcar e do gás natural possibilitará o aumento da competitividade dos produtos e serviços da indústria brasileira, ampliando as oportunidades de trabalho e de negócios na cadeia da cogeração, que tem sido considerada, nas nações mais industrializadas, um marco de eficiência na parceria das ações governamentais e empresarial. A expansão recente da agroindústria da cana-de-açúcar e as descobertas de gás natural na Bacia de Santos são fatores que contribuirão para a rápida penetração da cogeração de energia no mercado brasileiro.

A COGEN foi constituída em junho de 2003, como sociedade civil independente e sem fins comerciais, a partir da convergência de interesses no desenvolvimento da cogeração, reunindo empresas dos setores da agroindústria canavieira, distribuição de gás natural e de energia elétrica e fabricantes e prestadoras de serviço nessa área.

As Empresas Fundadoras da COGEN são:

  • ADTP – Agência de Desenvolvimento Tietê Paraná
  • Comgás – Cia de Gás de São Paulo (www.comgas.com.br)
  • Dalkia Utilidades Ltda (www.dalkia.com.br)
  • EnergyWorks do Brasil Ltda
  • Gas Brasiliano Distribuidora Ltda (www.gasbrasiliano.com.br)
  • Gas Natural SPS Ltda (www.gasnatural.com)
  • Iqara Energy Service Ltda (www.ecogenbrasil.com.br)
  • Siemens Ltda (www.siemens.com.br)
  • TEC Participações Ltda (www.utc.com.br)
  • Tractebel Energia Ltda (www.tractebelenergia.com.br)
  • Única – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (www.unica.com.br)

Graças ao reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Associação desde a sua criação, a COGEN obteve a adesão de novos filiados cujo número total supera atualmente 100 associados. A relação atual de associados pode ser vista no site da COGEN (www.cogensp.com.br) no link Associados (http://www.cogensp.com.br/cogensp/associa.htm).

A COGEN está devidamente registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ sob nº 05.862.188/0001-09 e sua sede está localizada à Rua Ferreira de Araújo, 202 - cj. 112 - Pinheiros, CEP 05428-000, em São Paulo – SP.

Conduta Funcional

As atividades da COGEN- SP serão sempre orientadas para a convergência de interesses das Empresas Associadas, visando o fomento da cogeração de energia como uma atividade econômica, que está sendo estruturada e incentivada, para atingir os seus objetivos específicos de maior eficiência no uso da energia primária disponível nos centros de demanda, para obter a máxima racionalização de custos dos insumos energéticos, para maior competitividade produtiva, com o menor impacto ambiental e social possível.

A Conduta Funcional planejada para a Associação que está estruturada para estimular o avanço da cogeração de energia no país, conforme indicada no fluxograma a seguir indicado, representa a percepção estratégica convergente das Empresas que decidiram constituir a COGEN. Essa Conduta Funcional poderá ser ajustada em função de alterações nos cenários e contexto do setor energético nacional e em conformidade com as aspirações e necessidades dos nossos associados.

Conduta Funcional COGEN-SP

ForCogen
Conduta funcional que representa a capacidade associativa da Cogen SP, que se constituirá na “força político-institucional” da Associação, para atingir os objetivos estratégicos planejados.
EduCogen
Conduta funcional orientada para as funções educativas da cogeração de energia com o objetivo de motivar, estimular e disseminar informações para “educar o público alvo” na implementação de políticas, regulamentação, fomento e na implementação da cogeração de energia. Nessa conduta serão produzidos: folhetos institucionais e promocionais, site na Internet, Newsletters, etc.
FomCogen
Conduta funcional orientada para o estudo e a produção de propostas visando identificar e regulamentar políticas, programas e ações de fomento da cogeração de energia. Serão trabalhadas propostas de financiamento, incentivos fiscais e práticas tributárias de interesse para estimular e atrair interesses na implementação de projetos de cogeração de energia.
MKTCogen
Conduta funcional orientada para implementação de estratégias e ações de marketing institucional visando “ocupar o espaço da cogeração” e o estabelecimento do networking empresarial, para fortalecimento da cogeração e a “ambiência política” para o fomento da cogeração. Serão produzidos “papers específicos” para apoiar as ações de marketing, organizados seminários, workshops, reuniões empresariais, rodadas de negócios e visitas técnicas, para motivar e atrair a atenção de novos associados e empreendedores para a cogeração de energia.
Ecogen
Conduta funcional orientada para a implementação de ações orientadas visando à mitigação de impactos ambientais dos projetos de cogeração, e o desenvolvimento de projetos relacionados com créditos de carbono e outras atividades relacionadas com o meio ambiente.
RegCogen
Conduta funcional orientada para a promoção de ajustes e a identificação de novos mecanismos institucionais de regulamentação do “negócio cogeração de energia”, com a finalidade de criar e oferecer ambiente regulatório institucional consistente, para motivar e atrair investimentos para o desenvolvimento sustentado da cogeração de energia, a partir da biomassa da cana e do gás natural.
TecCogen
Conduta funcional orientada para fomentar pesquisas, desenvolvimento tecnológico e aplicações para cogeração, visando oferecer possibilidades de obtenção de maior eficiência energética, redução de custos e de mitigação de impactos ambientais.